Taxis, Metros e Onibus!




9 em cada 10 turistas que chegam a NY pela primeira vez e se deparam com o mapa de transporte... Olham, examinam...e tem um pequeno ataque de panico. Como entender??  PARECE complicado, mas não é! Pelo contrario, é um dos mais faceis que ja vi. O que voce precisa ter em mente são os sentidos para onde quer ir - mas vou explicar detalhadamente, não criemos panico!

O que pode parecer um pouco complicado é somente a vantagem de o metrô de NY ter VAAAARIAS estacões em tudo que é canto, o que faz voce olhar pro mapa e ficar imaginando quando voce vai um dia entender isso- , mas é bem simples sim, primeiro passo é ter um mapa em mãos ou baixar o app gratuito no celular (Procure por "NYC subway map") ou ainda outros apps como "hop stop", que mostram onde ir, como chegar,que horas o trem chega, etc... tem varios outros aplicativos de viagem disponiveis para quem tem smart phone, vale a pena conferir!
Então vamos la!

As linhas no mapa são separadas por cores, numeros e letras, mas muita gente confunde achando que se pegar o trem da mesma cor, vai chegar no mesmo lugar! Não é bem verdade,   na linha verde por exemplo, correm 3 trens: o 6, 5 e o 4. Porém eles não param todos na mesma estacão sempre. O 6 por exemplo, é local, ou seja, faz varias paradas a mais. O 4 e o 5 são express, param em menos estacoes. E em algum ponto, elas se dividem para atender outras areas do bairro para qual vão (no caso, os trens 4 e 5 vão do Bronx ao Brooklyn e passam por Manhattan praticamente na mesma linha, porem em uma altura do Bronx e do Brooklyn eles se separam para atender outras areas dos bairros. Em Manhattan, como é tudo perto, se voce errou uma estacão, basta sair do trem e pegar ele voltando, so em alguns casos que voce vai ter que pagar outro ticket caso queira fazer isso, porque algumas poucas estacoes tem entrada para um sentido so, e para pegar outro voce tem que sair na rua para pegar o outro sentido.

Nos finais de semana o metro vive em obras, ou seja, é possivel que voce entre no trem achando que vai fazer um trajeto e ele não pare onde voce precisa ir ou então nem esteja funcionando no dia! No site oficial do MTA voce encontra as mudancas que estarão ocorrendo no final de semana (eles fazem um mapa certinho de como estarão todas as linhas, assim voce se programa com antecedencia!) Link AQUI ! Mas se não conseguir acessar, fique de olho em uns avisos que eles colam na propria estacão, nas pilastras perto dos trens ou no mural na plataforma que indicam se vai haver alguma mudanca na linha naquele dia.

O metro da cidade de NY atende as boroughs (tipo os principais bairros/regiões) de New York City: Manhattan, Bronx, Brooklyn e Queens! Então sempre que ver um mapa na sua frente, se localize nele primeiro e veja qual a direcão voce precisa ir (para saber qual lado da plataforma voce tem que esperar o trem).

Por exemplo:
Se voce está em Midtown em Manhattan  ( como a região da Times Square, que fica na rua 42) e quer ir para o memorial do World Trade Center, que fica la no sul da ilha, voce precisa pegar um trem que provavelmente diga Downtown (sentido descendo). Porém, tirando o trem 6, J, Z e o trem 1, os demais que passam pela região do sul, seguem para o Brooklyn, então possivelmente o sentido que voce precisa pegar pra descer da rua 42 pro World Trade Center, sera um que diga Downtown ou Brooklyn!


Resumindo!! Encontre um mapa, se localize, veja onde quer ir e qual o sentido pra chegar la: Uptown (pra cima de onde voce esta) ?Downtown (pra baixo de onde voce esta)?East (pro lado leste de onde voce esta)?West (lado oeste) ? Queens? Bronx? Brooklyn? Para facilitar, fica aqui um mapa para voce ir se familiarizando com o sistema!



TAXIS!

Baratos e espalhados por toda parte, os famosos taxis amarelos são a marca registrada da cidade. Porém, algumas regrinhas se aplicam para fazer o transporte o mais agradavel possivel! - Acredite, eles podem ser tão desagradaveis quanto agradaveis, you never know!

-A dica é sempre dar o sinal pra ele parar e entrar rápido,  antes que ele pergunte aonde voce quer ir. Por que? Porque os taxistas em NY muitas vezes são famosos por serem rudes e sem consideracão, não se importam se voce tem sacola pesada, crianca no colo ou não. Se voce esta indo pra um lugar que eles não acham que compense pra eles, eles aceleram e vão embora. E voce fica a ver navios! A regra entao é fazer cara de desentendido e entrar assim que ele parar. Não parar para um passageiro eh ILEGAL, mas eles fazem o tempo todo. 

-Se conseguiu pegar seu taxi feliz e contente, não se esqueça da gorgeta! Na televisãozinha que tem na sua frente voce pode ver o total da sua corrida e tem a opção  de 15%, 20% ou 25% de gorgeta ja calculado pra facilitar pra voce. Voce pode pagar a corrida com dinheiro ou cartão de credito ( a maquina fica na sua frente tambem). 

-Os taxis são campeoes em encontrar celulares e outros items no final do dia. De uma olhadinha antes de sair, para assegurar que não esta deixando nada pra tras. O achados e perdidos de NYC pode ser acessado atraves do site oficial da cidade aqui .

Entenda as luzinhas no topo dos taxis:
Outra coisa que eu ficava louca é que não entendia porque alguns taxis vazios não paravam quando eu dava sinal. A razão é:

-Todas as luzes acesas significa 'off duty' ou fora de servico. Geralmente por volta de 4-5pm voce vera mais taxis com este sinal no topo, que é quando eles estão indo trocar o carro com outro motorista.

-Quando todas estiverem apagadas significa que ele esta ocupado.

-Se so a luz do meio estiver acesa, ele esta livre, pode dar sinal e torcer para ele não ter frescura de escolher pra onde voce vai.

                           Photo by Martha Sachser Photography

ONIBUS!

Onibus, quando não tem transito ou em um dia chuvoso,  são super eficientes e uteis, especialmente para atravessar a cidade de leste pra oeste, de norte a sul... E o valor eh o mesmo preco do ticket de metro ($2.50). Os famosos "crosstown" são os que atravessam a cidade de ponta a ponta, se voce esta no meio da rua 14 e precisa ir pra leste ou oeste,  pegue um e curta a experiencia :) Algumas das ruas  incluem a 14th Street, 23rd, 34th, 72nd, 86th, 96th, entre muitas outras...


O transito em NY pode ser bem caotico movimentado (mas nada que se compare a Sao Paulo!), entao eles criaram  uma faixa preferencial na rua para agilizar o processo. Se tiver uma maquininha de tickets perto do ponto do onibus, é provavel que a linha tenha um Select Bus Service correndo la. Estes onibus foram criados para agilizar o processo de embarque e desembarque de passageiros e voce precisa ter seu ticket em mãos para embarcar! Não adianta contar moedinhas, se for Select Bus,  voce tem que comprar seu ticket na maquininha antes. Mesmo quem ja tem cartão de metro do tipo ilimitado, tem que passar na maquininha antes pra validar o ticket! Outra dica importante por aqui é que os onibus comuns  não dão troco, não tem 'trocador'. Ou voce tem o dinheiro certo ou vc fica sem seu troco :/ Nos Select Bus Services porém, voce não tem nem a opcão de pagar com dinheiro no onibus, tem que ser na maquininha mesmo na rua! Fique atento para nao perder o onibus!

O site oficial do MTA para transporte de metro (Subway) e onibus eh:  http://www.mta.info/

3 comments:

  1. Oi, Marta! Acho que esse post vai me salvar. Já peguei o metro de NYC várias vezes, mas sempre com certa dificuldade (acho o daqui de DC mais clean, prático). Tenho que ir da Times square para o JFK airport sábado buscar minha tia, baixei os apps que você recomendou e ele sugeriu pegar a linha azul (A ou E)! Muito obrigada :)

    ReplyDelete
  2. Esqueci de perguntar: você indica algum lugar para alugar carro? Obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Bruna! Eu sempre alugo pelos sites tradicionais, como www.priceline.com, www.expedia.com, www.orbitz.com, etc… As vezes tem promocoes boas. NY eh uma das cidades mais caras pra diarias de carro (quando comparada com outras cidades, paguei $9 dolares uma vez por dia na Virginia!) e geralmente em Manhattan eh mais caro do que perto dos aeroportos. Uma outra opcao eh alugar em New Jersey, onde fica bem mais em conta. Boa sorte!

      Delete