Wednesday, March 6, 2013

Entrevista com Layana Aguilar


Mineira como eu, Layana Aguilar esta arrazando no reality show Project Runway, criado e apresentado pela famosissima Heidi Klum. Eu, curiosa como sou, sempre quis saber como era o processo para escolher quem vai participar de shows como este, onde um rosto bonito e personalidade não são os fatores decisivos. O candidato tem que passar por vários testes de seleção e mostrar seu trabalho para um time de jurados que não tem papas na língua para aprovar ou desaprovar. Ou seja, não é para os fracos! E Layana, Brasileira, natural de Governador Valadares, foi uma das selecionadas para a 11a edição do programa. Mas o sucesso dela não veio da noite pro dia, ela sempre gostou de moda e ganhou sua primeira maquina de costura aos 11 anos. De lá pra cá, ela se mudou  para NY e muita coisa aconteceu!  Meiga, decidida e super talentosa, ela se formou no prestigiado Fashion Institute of Technology, em Manhattan, trabalhou com Oscar de La Renta, criou um vestido exclusivo usado por Heidi Klum na TV, arrasou nas competições do show e lançou sua propria marca, a Layana Aguilar New York!  Ufa! E pra completar, ela está gravidissima, de 5 meses! Mais uma brasileira de destaque no cenário internacional pra voces! Layana vem  encantando os jurados e aos fãs do show a cada semana que passa com  seus modelos que tem  como inspiração um pouco do  Brazil e de  Nova York. 

Assista ao video com o behind the scenes, fotos e perguntas exclusivas da entrevista com a Layana, Clique AQUI! 

MS- Layana, Quando você descobriu que queria seguir carreira como designer?
LA- Eu descobri sem perceber, desde pequena eu cortava tudo que eu tinha (roupas), da minha  mãe, da minha irmã, já fiz elas chorarem várias vezes! Minha mãe nunca esquece do vestido de crochê que ela e minha tia tinham iguais e que eu cortei! Minha mãe chorava tanto, tenho que lembrar disso depois, preciso fazer um pra ela. Ela sempre percebeu que eu gostava de cortar, criar e me deu minha primeira máquina de costura quando eu tinha 11 anos. Como cresci em uma cidade muito pequena, moda não tinha muita influência sobre as pessoas. Mas quando nos mudamos   pra NY não teve jeito, a FIT estava perto de mim e eu reencontrei minha paixão pela moda. 

Vocês não imaginam o frio que estava fazendo!

Como foi a selecão para participar do Project Runway? Voce ficou nervosa?
Eu tive que submeter tudo pros testes iniciais, que incluem um video sobre voce, seu trabalho, etc.  Eu tentei duas vezes participar do show, nessa primeira vez eu cheguei até a semi final.  Mas não entrei porque eram menos participantes. Aí na segunda vez eles me mandaram um e-mail me convidando para participar, como eu tinha ido bem no primeiro teste, não precisei fazer o video  e os outros processos iniciais de seleção como antes.

Você ficou muito nervosa no casting? Aparentemente estava super tranquila!
O processo de selecão foi bem longo mas até chegarmos as semi finais a gente não tem noção do tamanho que é! Quando eu cheguei pro primeiro casting  me deparei com aquele monte de câmeras, eu fiquei muito nervosa e quando eu fico nervosa minha voz comeca a tremer, não consigo falar direito! 
Eles deviam ter mostrado o víadeo do meu primeiro casting, foi mais legal  porque eu estava tão nervosa que foi mais espontâneo  eu dancei até samba pra eles! Na segunda vez eu já sabia um pouco o que esperar, me achei mais séria, mas mesmo assim, deu um pouquinho de nervoso, não tem jeito, seu futuro está nas mãos deles!
Layana e o elenco da 11a temporada!

Quando vocês filmaram o show?
Foi em julho de 2012, foram 5 semanas, então já tem bastante tempo. Nós tivemos que esperar quase 7 meses para assistir e acabamos de fazer o episódio final agora no Fashion Week! Fiquem ligados!

Qual foi a sua reação quando você soube que iria participar do show? Pra quem você ligou primeiro?
Ah, eu estava nos Hamptons no final de semana com meus amigos, e você não pode falar pra ninguém que aplicou para participar do show e nem que está no processo de seleção. Quando eu recebi a ligação, reconheci o numero e saí quietinha para o banheiro de um Starbucks. Me perguntaram "Layana, você sabe por que estou ligando?" Eu disse que ou era "noticia boa ou noticia ruim"! Era noticia boa e eu gritei em silêncio "aaaaah"...Ela me perguntou por que eu não estava gritando e expliquei que era porque estava em público! Mas não teve como, não aguentei e contei pro meu amigo e liguei pra minha mãe, ela ficou super feliz! 

O  momento final do show é de decisão, o que passa na sua cabeca na hora?
Milhões de coisas, você acha que  tem uma idéia de quem vai estar no top ou no bottom e muitas vezes os jurados tinham uma opinião que era surpresa total pra gente. Você fica torcendo pra não ser você ou as pessoas que mais gosta, nossa, passam milhões de coisas ao mesmo tempo, é muita pressão. E mesmo que você acredite no seu trabalho, você comeca a duvidar de tudo. Uma coisa que eu digo pra quem esta na carreira é não  levar essas criticas pro lado pessoal, tem muito mais critica negativa do que positiva. Eu tento não ler nenhum comentário,  a não ser que seja de pessoas que trabalham com moda porque se não essas coisas podem te abalar e não é bom.

Esta foi a primeira vez que o show foi dividido em times, ao invés de trabalho individual. Como vocês reagiram a noticia?
Então, a Heidi nos informou no primeiro dia de gravação que o show teria uma pequena mudança! Tenho certeza de que se fossemos informados antes todo mundo ia dizer "ok, see ya, until next season" (ok, ate depois, ate a proxima temporada!) mas já estávamos lá! Mas não foi tão ruim quanto achavamos, tivemos bastante aprendizado, precisávamos que todos fizessem um bom trabalho, então realmente estávamos nos ajudando, aconselhando... Mas ao mesmo tempo foi inevitável que fosse uma coisa justa, porque várias vezes a pessoa que tinha os pontos mais baixos fez com que quem tivesse os mais altos não ganhasse o desafio. 


Todo mundo sabe que é uma competição, apesar disso, deu pra criar amizades verdadeiras entre voces?  Sim, você passa 5 semanas com essas pessoas todo dia e quando termina você é 'jogada' na sua vida normal, você se sente horrível  porque sua vida passou a ser aquilo. No primeiro mês nem queria sair de casa, ficava com saudades deles, das cameras, de falar com eles. Como passamos por isso junto, criamos um laço forte. Fiquei muito amiga da Amanda, Samantha, Michelle, do Benjamin... quando a gente se encontra, sempre é uma festa! 

Como foi trabalhar com a Heidi, voces tiveram muito contato com ela?
A gente não tem, no começo a gente achou que fosse ter mas realmente não dá, ela é uma das juradas, não pode criar favoritismo, não seria profissional. A gente tinha muito contato com o Tim, que é tudo, ele é muito docinho, amamos ele!

Quando as cameras desligam, o que voces fazem?

A gente fala mal de todo mundo que quer hahaha, não, estou brincando! Quando as câmeras desligam nos estamos cansadíssimos, dormimos muito pouco, terminamos de filmar meia noite e tínhamos que acordas as vezes 3h , 6 h da manha. Nao tinha muito tempo de fofocar, e como não podiamos sair, não tinha muito como se divertir, mas acho que mesmo se oferecessem, não iríamos, so iríamos querer dormir!

Voce  teve tempo de apresentar um poco da cultura brasileira pra eles?
Então, eu to um pouco decepcionada porque tiveram alguns episódios que já foram ao ar mas não mostraram. Teve um dia na hora do almoço que eu e o Matt ficamos conversando, ele disse que tinha amigos brasileiros, ficamos o tempo todo rindo, falando palavras em portugues, eu ensinei samba e tudo, mas eles não colocaram, não. 

 Abaixo, eu e Layana depois da entrevista.
NY inspira na criação das suas pecas? O que você mais gosta na cidade?
Como designer, é muito especial estar morando em um lugar como New York. O que mais me fascina é a diversidade. Aqui voce pode ser e vestir o que quiser. Tem pessoas e culturas de todas as partes do mundo; é impossível sair de casa e não se sentir inspirada.

Qual seu lugar favorito em NY ?
Acho quase impossivel dizer qual o meu lugar preferido aqui. Tem tantos! Posso dizer que a minha area preferida é West Village e Central Park, mais no verão.

Algum design que voce criou nos desafios e que quando viu na passarela pensou em algo que podia mudar?
Claro! Todos! Todos, haha. Acredito que o desafio do Unconventional foi o melhor, mas os outros, era impossível, sou super critica com as minhas coisas! E não da pra acreditar no olhar dos jurados, todos com pokerface, haha!


O show sempre traz alguma celebridade como jurado especial. Quem voce ficou mais empolgada de conhecer?

Kristin Davis  (a Charlote de Sex and the City) porque eu amo Sex And The City! Fiquei muito feliz também quando conheci a Bette Midler e fiquei super empolgada com a Joan Rivers mas como meu design foi 'safe', não fiquei muito tempo interagindo com ela.


Se você pudesse criar um design para alguma celebridade, qual seria e por que?
Para uma celebridade aqui nos EUA eu adoraria desenhar para a Sofia Vergara. Não so por que ela é linda mas ela parece ter a mesma personalidade da minha mãe! Para uma celebridade Brasileira eu adoraria vestir a Camila Pitanga.



O que voce mais gosta de desenhar?
Eu adoro desenhar vestidos,  especialmente vestidos de festa. 

Um conselho para quem esta entrando no mundo da moda?
Uma coisa muito importante é  fazer contatos, com maquiadoras,cabelereiros, etc. Você nunca sabe o que pode acontecer, as vezes as oportunidades aparecem por você estar no lugar certo, na hora certa com a pessoa certa. 

Para quem voce cria os seus designs? 
Eu gosto de criar pra pessoas que acreditam não so  na beleza de fora, mas na que vem de dentro, que é a mais importante, porque se você se sente bem com o que esta vestindo, você vai se sentir confiante e todo mundo vai acreditar  no que voce quiser. A confianca é algo que comeca de dentro pra fora e  a roupa ajuda a pessoa a se sentir assim, desenho para uma pessoa que não tem medo, que tem paixão em tudo o que faz, bem Brasil mesmo. 



Fica aqui o video com cenas, fotos e perguntas exclusivas da entrevista com a Layana clique AQUI!


A nova colecão da Layana Aguilar chegará em breve ao Brasil também e esbanja feminilidade. Para ver as coleções disponíveis, comprar pecas lindíssimas e conhecer ainda mais do trabalho da Layana, o site dela e www.layanaaguilar.com . Sucesso mil pra você Layana, vocêcom certeza e motivo de orgulho para todos!

Para mais fotos, acesse nossa pagina no Facebook AQUI!

4 comments:

  1. Gravidinha, que linda!
    Tenho acompanhado as notícias da participação dela e tô na torcida.

    (Convivi um pouquinho com ela na infância e fiquei orgulhosa de ver o talento dela no programa!)

    ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bacana Emily! Adorei conehce-la, um amor de pessoa e claro, extremamente talentosa!

      Delete
  2. Amei o post/entrevista!

    ReplyDelete