Sunday, June 29, 2014

Mais uma roadtrip!

Hoje vim finalmente compartilhar com vocês um pouquinho da minha última roadtrip!  Já postei bastante fotos no meu instagram mas se preparem porque vou inundar o blog com posts de cada estado separadamente! Como eu contei neste post aqui, e neste AQUI  foram 10 dias passando por 9 estados americanos! O primeiro deles, Illinois, porque queria levar minha mãe para visitar Chicago, cidade que eu amei quando conheci no ano passado! Foram 10 dias maravilhosos, com cenários  lindos e variados e com certeza eu faria tudo de novo só que com mais tempo ainda! Eu sabia que minha viagem seria corrida mas optei por ir mesmo assim do que não ir :)
Enfim! Decidi fazer um post mais organizado e se tiver alguma duvida, é só deixar nos comentários, porque tenho certeza que esqueci de alguma coisa :) Para acompanhar esta e outras viagens, basta clicar na tag "viagens"ou "roadtrip" ou usar a caixa de busca para procurar por destino individual ou qualquer outro assunto no blog!

Como eu organizei a viagem?
Eu já tinha uma idéia mais ou menos dos estados que queria conhecer com certeza: South Dakota, Missouri e Minnesota! Os outros eu programei simplesmente olhando o mapa e usando e abusando do Google. Eu digitava "coisas pra fazer em tal lugar" e esperava os resultados :)  Calculava também as distâncias de uma cidade pra outra e via se era algo possível, já que eu seria a única pessoa dirigindo o tempo todo. Dá um trabalhão mas vale a pena! Ah é, eu optei por ir e voltar por Chicago porque o carro ficaria absurdamente mais barato pegando e devolvendo na mesma cidade e o meu objetivo era mesmo fazer uma espécie "círculo," começando a viagem pra cima de Chicago (Wisconsin) e fechando por baixo de Chicago (Missouri).  

Chicago, Illinois

Quanto eu gastei?
Bom, isso nem eu sei! Haha Uma hora eu pagava com cartão, outra com dinheiro. E quanto você vai gastar em uma viagem vai depender de quanto você quer gastar comendo fora, comprando souvenirs e coisas assim… eu confesso que não me controlei muito, entrei na vibe de "estou de férias" e aproveitei muito bem esses dias. Mas ficamos sempre em hotéis mais simples (porém confortáveis)  e procurávamos a gasolina mais barata! Como não tínhamos como cozinhar nos hotéis, acabávamos comendo sempre em restaurante, o que encareceu mais a viagem. O aluguel do carro por 10 dias ficou em $280 (mais $90 do seguro) e as passagens aéreas (round trip New York-Chicago) eu comprei com as milhas que tinha de cartão de crédito (as duas passagens ficaram por $50, que são as taxas  da cia aérea ). O restante que gastei eu não anotei mesmo porque comprei muito mais do que imaginei e aí pra não chorar depois, parei de contar :D A diária dos hotéis  variou entre $70-$120/dia.

St Louis, Missouri

Aluguel de carro:
Uma coisa importante na hora de pegar o carro é perguntar quanto ele gasta de gasolina. O meu carro não era dos mais econômicos  e eu só fui perceber isso quando já estava longe. Por outro lado era bem espaçoso e confortável. Eu aluguei o carro pela Priceline.com, um dos muitos sites de busca e compras de passagens, hotéis, cruseiros e carros que você encontra online. Eu reservei pela Budget mais uma vez e peguei o seguro terceirizado que a Priceline oferece ($9 por dia). 
Minneapolis, Minnesota

Quais estados conheci?
Em ordem: Illinois, Wisconsin, Minnesota, Iowa, South Dakota, Wyoming, Colorado, Kansas e Missouri.
Lógico que não conheci os estados inteiros, fui apenas para cidades principais e pontos  turísticos que tinha vontade de conhecer :) 
Eu planejei a viagem por alto em duas horas usando o Google maps e um bloquinho de notas, mas deixei a vida me levar e fui alterando o roteiro com o passar dos dias já na estrada e perguntando e pedindo dicas para pessoas que conhecia pelo caminho. Colorado por exemplo, não estava no roteiro inicial( porque eu queria fazer uma viagem depois de dez dias só pra lá haha)! Mas como tinha um tornado em Nebraska, desviamos a rota, o que foi sem dúvida a melhor idéia, o Colorado é um estado lindo!!
Larchwood, Iowa

Quais meus estados favoritos?
South Dakota e Colorado, sem dúvida. Ambos pela diversidade natural dos cenários.  Como moro em Nova York (a famosa selva de pedras) passei a valorizar mais lugares que tenham aquelas paisagens de tirar o fôlego,  sabe? E estes dois estados tem reservas naturais e parques nacionais incríveis!  Em Wyoming eu queria ter ido no Yellowstone, mas não deu tempo, ficará pra próxima viagem (Não tenho  data certa mas já sei os destinos: Wyoming, North Dakota, Idaho, Montana e Utah).
Cheyenne, Wyoming

Quantas milhas dirigidas?
6.0004 milhas (9656,06 km)! Nem eu acreditei que dirigi judo isso!  O segredo para não ficar exausta foi realmente calcular a distância entre uma cidade e outra e procurar com a ajuda do Google Maps as cidades "maiorzinhas" que apareciam no mapa entre o ponto inicial e o destino final. Assim fomos parando e conhecendo outros lugares bacanas e a viagem não ficou muito cansantiva. O único  trajeto mais longo que apesar de ir parando ainda sim foi duro, foi de Minneapolis para o parque nacional Badlands, na Dakota do Sul, era para ter gasto 9 horas mas pegamos uma tempestade chatinha na estrada e por um longo período não tinha nada de legal pra ver, só plantações e mais plantações.  Gastei cerca de 12 horas (parando umas quatro vezes para esperar a chuva passar e em pontos bacanas que vimos nos anúncios na estrada).

Rocky Moutain, Colorado

Dicas úteis:
Rocky Moutain, Colorado

-Sempre tenha um mapa ou um GPS em mãos! 
-Use as paradas - "Rest Area" (área de descanso) - que tem nas estradas americanas para descansar, falar ao celular, usar o banheiro e compar algo pra beber ou comer. A maioria tinha aquelas máquinas de venda e dava até pra comprar café instantâneo! Uma delícia (só que não!)!  Essas paradas são bem conservadas e bem sinalizadas da estrada. Quando não  tinha nenhum restaurante por perto, era lá que eu parava pra esticar as pernas!

St.  Louis, Missouri

-Parece óbvio mas nunca ande com o tanque de gasolina pra baixo da metade! Alguns trajetos da viagem não  tinham muitos postos (em Wyoming principalmente) e o sinal de celular também deu umas falhadas. Já imaginou eu sem gasolina e sem comunicação? hahaa :) Sem contar que em alguns estados a gasolina era mais barata do que em outros, então eu colocava sempre que via o preço bom, mesmo o tanque estando quase cheio. O estado com gasolina mais cara foi Missouri e Illinois.
-Use o google maps para visualizar o roteiro com imagens da estrada, pra você  ter uma noção se é movimentada. Imagina se você fura um pneu em uma estrada "paradona" e sem  iluminação!!? As estradas americanas são em geral muito boas, o asfalto é "um tapete" de tão conservado! Mas se você não está dirigindo em uma highway interstate, as outras estradinhas costumam ser mais paradas, então é sempre bom ter uma idéia de onde está indo, né? Principalmente a noite!
Badlands National Park, South Dakota 

Fique de olho na previsão do tempo! A minha amiga Aline foi a que me alertou dos tornados e tempestades que eu poderia pegar nesta época! Depois disso o aplicativo do "Weather Channel" virou meu melhor amigo! Foi super útil acompanhar o tempo e planejar assim quanto tempo ficar em cada lugar.
-Leve carregador extra de celular, CD's, iPod ou qualquer coisa para entreter e ajudar o tempo a passar mais rápido! Além de lanchinhos, claro :DD 
Topeka, Kansas

Arrume a mala com antecedência para não esquecer de nada e deixe espaço  para o que for comprar! Mesmo "sem querer" eu acabei comprando muita coisa na viagem (roupas,  bolsa, lembrancinhas) e por pouco precisei despachar uma mala (tenho preguiça  master de esperar mala despachada!). Como minha mãe foi comigo, ela fez a mágica dela e conseguimos colocar tudo nas nossas malas de mão :)

No meio do nada em Wyoming!

Entao é isso! Espero que tenham gostado e que meu roteiro possa inspirar vocês a aventurarem também!  Valeu muito a pena! Até o próximo post (com tudo que fizemos em Chicago!)! xo Martha

No comments:

Post a Comment