Friday, March 7, 2014

Como encontrar moradia em Nova York?

Apesar da facilidade que temos com a tecnologia ainda sim  é um desafio encontrar o lar perfeito por aqui! Uma hora  é muito caro, uma hora muito longe, uma hora está caindo aos pedaços… Mas não dá nem pra reclamar muito! Antigamente a coisa era beeem diferente e as pessoas tinham que passar horas e horas no telefone ou indo pessoalmente ver um por um antes de saber as condições em que se encontravam! Hoje, com poucos cliques você descobre se tem moradia disponível em uma determinada região, quais os valores e pode ver fotos! 
Então criei este post com dicas de  como encontrar apartamento, como alugar, etc, etc, etc...Não sou expert, e muitas vezes eu mesma sofro com este quesito quando  preciso me mudar (já aconteceram umas três vezes em 4 anos!). Enfim! Atualmente moro em Astoria e amo a região mas confesso que vivo sonhando em ter um cantinho em Manhattan ou imaginando como seria morar no Brooklyn ou mesmo em Staten Island! São muitas as opções pra pouco tempo e dinheiro! Enfim!! Vou tentar dar uma explicada básica, lembrando que cada caso é um caso :) Boa sorte!

Vou usar como exemplo Manhattan, que é um dos bairros mais sonhados por amantes de NY e obviamente, o mais caro da cidade, dependendo da região que queira viver. 
Algumas coisas que precisa ter para alugar um apartamento:


1) Dinheiro suficiente na conta bancária
2) Carta do empregador ou contra cheques
3) Dinheiro!!!
4) Seus documentos básicos de identificação. Como passaporte, social security, visto, carteira de motorista daqui, etc. Muitas pessoas não tem todos os documentos quando chegam, então recomendo explicar a situação para o corretor antes de "perder" tempo vendo apartamentos que não poderá aplicar.
5) No caso de não aceitarem sua carta de empregador ou acharem que você não  ganha o suficiente, eles costumam aceitar que alguém seja seu fiador no aluguel. 

Se você não tem todos os documentos acima (por exemplo carteira de motorista daqui ou contra-cheque) ainda sim você pode alugar, só continuar lendo o post :) 

OK! Por onde começar a procurar?  Se dinheiro no banco não é muito o problema e você não quer ter muito trabalho, pode ir direto em alguma corretora (ou visitar seus sites, claro!) e checar os apartamentos disponíveis pra alugar. Se foi ver algum e gostou é só aplicar pra ele (eles vão dar uma listinha do que precisa de documentos para provar pra eles, incluindo os itens que mencionei acima). Algumas corretoras cobram uma taxa de aplicação que NÃO GARANTE QUE VOCÊ VAI SER APROVADO, é só pra eles cobrirem os gastos com documentos, verificar background, etc… 
Se você for aprovado, geralmente  vão  cobrar no mínimo o equivalente a 3 aluguéis de cara: 
-Um é o depósito de segurança, que você  receberá de volta no final quando sair do apartamento se entregá-lo em boas condições e não sair antes do prazo do contrato. 
-O outro é a taxa que o corretor (broker fee) cobra por te ajudar a encontrar um apartamento (raramente você encontra corretores que não cobram, mas é beeeem raro mesmo.). 
-E o terceiro é o primeiro mês do aluguel. 

Agora, se você vem pra cá como estudante internacional, turista ou indocumentado, a história em Nova York é beem diferente. Geralmente eles pedem vários meses adiantado (tipo 6!!!) pra garantir que você vai pagar, já que não possui emprego  fixo por aqui que prove que pode bancar o aluguel. Então se um apartamento custa U$2.500 por mês (média de um apartamento pequeno de um quarto ou estúdio em Manhattan), você multiplica por 6 e tem um pequeno ataque cardíaco o.O' Sim! Manhattan, babe!

Abaixo listei algumas corretoras "mais conhecidas" pra começar sua pesquisa! Mas procurando pelo craigslist com a opção de alugar com "broker" (corretor) vocês encontrarão muitas outras :
Modern Spaces 
Citi Habitats 
Corcoran 
DSA Realty

Ok. Sendo realista, pouquíssimas pessoas que eu conheço que sonham morar aqui alugam um apartamento só pra eles em Manhattan, especialmente quando estão chegando e não sabem que rumo a vida vai levar! Então a outra dica é alugar um quarto, na casa de alguém mesmo, ter um roomate, à la F.R.I.E.N.D.S :)  É uma opção  mais barata (em Manhattan um quarto pequeno em média vai custar $1000-$1700 em uma área razoavelmente boa), simples e sem muita dor de cabeça com papéis! Provavelmente a pessoa que está alugando vai pedir o primeiro mês de aluguel e um depósito. Mas alguns cobram mais. Fora isso, se as suas personalidades baterem, é só se mudar!

Agora como achar estes apartamentos/quartos?
Uma opção é olhar direto no www.craigslist.com  pra ter até mesmo uma noção de preços de cada região (Um apartamento não muito grande de um quarto em Manhattan, não muito perto do metrô, custa em média U$2.500. Já em Astoria, no Queens ou regiões do Brooklyn, o mesmo estilo de apartamento custaria U$1.500 e perto do metrô provavelmente :) Isso é só uma média, claro. Existem apartamentos muito mais caros ou muito mais baratos.). No craigslist você tem as opções de procurar por bairro, por preço, com ou sem corretor, com ou sem foto. Eu sei que pagar a taxa do corretor é meio chato mas acho mais seguro tendo uma empresa por trás, sabe? 

Geralmente em outros bairros (como Queens e Brooklyn) é mais tranquilo para alugar apartamentos ou quartos do que Manhattan, mas ainda sim você precisaria provar que tem condições de pagar,  especialmente quando lida com  corretora. O que eles aceitam muitas vezes é como eu disse, uma carta do seu empregador. Digamos que você trabalhe em um restaurante mas não seja registrado. Se o seu empregador escrever uma carta dizendo quanto você  ganha, etc, a corretora e o proprietário podem aceitar se forem generosos. Pergunte antes se seria uma opção pra eles, claro!

Craigslist
O Craigslist é o classificado mais famoso dos Estados Unidos, se acha de tudo por lá! Por isso mesmo não é a fonte mais segura, mas a maioria das pessoas aluga apartamentos usando essa ferramenta. Eu encontrei apartamentos lá e recomendo. É só se assegurar que não vai entregar seu dinheiro pra qualquer pessoa sem antes ver que ela existe e que o apartamneto é real! Conheço casos e casos de pessoas que não tiveram sorte por lá, então quanto mais fontes verificar, melhor!
Neste site você pode também escolher apartamentos pra alugar sem corretor e direto com o proprietário. Não se esqueça de que mesmo sendo direto com ele, você precisa de um contrato!!
Encontrar o apartamento perfeito em NY não é fácil, por isso se você planeja se mudar, vá pesquisando com calma e juntando o dinheiro, para não precisar fazer tudo de última hora e ter que pegar qualquer coisa que aparecer!

Começando do zero!
Uma dica valiosa tambem é entrar em grupos no Facebook de Brasileiros na região de NY (ou em qualquer outra cidade). Eles sempre postam quando estão  procurando gente para dividir apartamentos, além de ser uma ótima opção  para conhecer pessoas novas e conseguir até empregos!

E a outra opção para alugar apartamentos por curto periodo até se estabilizar  é usar o site airbn.com, onde pessoas alugam quartos em suas casas por curtas temporadas. Ja falei dele neste post AQUI!

Ok! Se o Craigslist não  é pra você, deixo aqui dois corretores Brasileiros que eu recomendo em Manhattan para apartamentos de curta temporada, aluguel e venda:
Ele Lopes: ebebecker@hotmail.com
Marcelo: Marcelo.DeOliveira@corcoran.com

Fechou o apartamento!? Chegou a hora de mudar!!
Então encontre o Uhaul mais próximo  para providenciar aluguel de carros e caminhões (como este da foto!) a preço bacana! Eles também costumam recomendar serviços  extras de ajuda, caso você ache que não vai dar conta de carregar tudo pra lá e pra cá sozinho! E na Home Depot você encontra basicamente tudo que sua casa nova vai precisar além de itens essenciais para mudança, como caixas, fitas adesivas, etc!

BOA SORTE!!

No comments:

Post a Comment