Wednesday, May 15, 2013

A Chiquitita cresceu!

Se você viveu na decada de 90, com certeza este rosto deve ser familiar. Elisa Veeck interpretou a Fran no grande sucesso Chiquititas, novela transmitida pelo SBT que marcou uma geração. Sua personagem era uma das queridinhas do público e arrancava suspiros de  todo o país ao viver um romance com Samuca, interpretado por Jonatas Faro (hoje um dos colírios do time de atores da Globo). Não adianta negar, mesmo sem assistir as aventuras do orfanato Raio de Luz quase todo mundo sabia cantar o 'mexe mexe' de cor e salteado! Os atores, a maioria com menos de 15 anos, se mudaram para Buenos Aires, na Argentina, onde a novela foi gravada por 4 anos e trabalharam como gente grande, enfrentando as dificuldades que morar longe de casa a da família envolve. Como tudo que é bom um dia acaba, a novela chegou ao fim e o elenco retornou ao Brasil, alguns seguiram na carreira artística e outros não. Como sei que tem muita gente curiosa também para saber por onde andam, entrei em contato com a Elisa, que desde o fim na novela se envolveu com trabalhos super bacanas e continuou lutando por seus objetivos, e como sabemos, talento ela tem de sobra!
Pois é, enquanto minhas amigas iam ao delírio com Leonardo DiCaprio e Basckstreet Boys, eu era com muito orgulho super fã da novela e aos doze anos fui para Buenos Aires com a minha mãe, passar alguns dias com o elenco, foi quando tive o prazer de conhecer a Elisa também, um amor de pessoa, super pé no chão, espírito aventureiro, batalhadora e uma inspiração para todas nós! Confira essa entrevista exclusiva sobre seus trabalhos, dificuldades, carreira e viagens, muuuuitas viagens! Clique na tag "Meninas Super Poderosas" para ler  entrevistas com meninas que estão escrevendo suas trajetórias, arrasando e inspirando a outras por aí!


Você se mudou para a Argentina bem jovem para interpretar a Fran, um dos personagens favoritos do público na novela Chiquititas. E anos depois saiu de casa novamente para continuar sua carreira como modelo, atriz e hoje apresentadora. O que você diria que foram os maiores desafios de morar fora na época de Chiquititas e os desafios de agora? 
Poxa, foram tantos! O primeiro de todos foi deixar minha família, sair de casa, morar em outro país... Muitos amigos continuaram sendo os mesmo, os do Sul, mas com a nova vida, tive de aprender a perceber quem era meu amigo de verdade e quem era amigo da atriz da novela. E eu só tinha 10 anos. Tive de amadurecer muito, mas não deixava de brincar e fazer artes de criança. Hoje em dia são muitos, já que colocar a cara no mundo e bancar uma nova profissão tem um peso enorme. Mudei de carreira, sou apresentadora, curso jornalismo para me especializar, trabalho produzindo textos... Mesmo com 15 anos de carreira na tv, estou disposta a percorrer 4 anos para me formar. A vida é nova.

A maioria das pessoas que passam uma temporada longe do Brasil sentem dificuldades para se readaptarem a antiga rotina e alguns nem conseguem. Depois que vocês voltaram pro Brasil, como foi pra você se ajustar a vida que tinha deixado pra trás para gravar a novela em Buenos Aires? Algum conselho que você dá para quem está voltando pra casa? 
Para mim era relativamente fácil - apesar da saudade infinita dos amigos e colegas de trabalho que fiz na Argentina. Acho que o pior é para quem fica. No meu caso, os amigos que ficaram no Brasil. Você muda, passa a pensar diferente, ter outros costumes, viver em outras tribos. Quando volta para casa, continua sendo a mesma pessoa, mas as pessoas te estranham. Ser diferente é normal, mas há uma barreira muito grande a ser quebrada com família e amigos até eles entenderem que, mesmo longe e diferente, você ainda é o mesmo por dentro e os ama. Hoje, ainda moro longe de casa, completei 8 anos em São Paulo. Por dentro, sou a mesma. Jeitão humilde, saudade da comida da mãe, brincalhona com os primos, mas sei que sempre tenho uma barreira a quebrar. Minha dica é crescer, construir, conquistar, mas nunca, nunca esquecer de onde veio e de quem você é.

Por conta dos atuais trabalhos você tem que viajar bastante! Quais foram as viagens mais legais que já rolaram? 
Eu tenho a felicidade de viajar muito e conhecer muitos cantos do Brasil. Além disso, viajo porque gosto, não apenas por causa do trabalho. Já gravei em meio às flores em Holambra, SP, dentro de museu em Londrina, PR, em interiorzão da Bahia... E na beira da praia de muitas cidades do Nordeste e Rio de Janeiro. E tem também as viagens pessoais, que são sempre muito legais. Eu tenho o espírito de viajante, diferente do turista. Gosto de viver o local, andar de chinelo, conhecer recepcionista do hotel... Alguns especiais são em Fernando de Noronha, serra Catarinense, caniôns no Rio Grande do Sul, praias do litoral Norte de São Paulo... E quero muitos outros. Jalapão no Tocantins, por exemplo, tá na minha mira. Quero muito ir para lá.

Conta pra gente 5 itens que não faltam na sua mala de viagem?
Opa, vamos lá! Protetor solar de rosto, vestidinho, chinelo, livro e escova de dente. Essa não podemos esquecer nunca!!! (rs)

Fale um pouquinho sobre o "Morando Sozinho" do Multishow. 
O Morando Sozinho foi um seriado do canal Multishow aqui no Brasil. Fiz uma personagem bem divertida, chamada Verônica. Ela era a síndica do prédio onde rolava a história toda. E nesse meio tempo, se envolve com o protagonista, o Miguel. Gravamos tudo em um mês e depois foi ao ar em três ou quatro meses. Já está na terceira temporada, mas a Verônica participou apenas da primeira.

Elenco de Chiqutitias reunido ainda nos primeiros anos de gravação.
Hoje você usa bastante o Twitter para se comunicar com seus fãs. Como era o contato com o público na época da novela?
A época da novela era a mais legal na questão de comunicação, já que tudo rolava por carta. Hoje uso muito a rede social para responder a galera que fala comigo, mas sinto muita falta do carteiro chegar e entregar as cartinhas feitas a mão. Acabou isso, né? Adorava receber cartas e era assim que as coisas rolavam. Com o tempo, veio a internet. E eu vivia em sala de bate papo (uol, terra) ainda na Argentina. Quando dizia quem eu era nessas salas, ninguém acreditava. Eu só dava risada... (rs). E entrava muito em bate papo das Chiquititas. Todo mundo tinha o nome de algum personagem. Eu entrava como Elisa, mas nunca convenci alguém de que era eu de verdade. (rs)

Tem algum país/cidade que você sonha conhecer?
Eu sinto vontade de conhecer muitos lugares... Chile, Peru, Trinidad e Tobago, India, Nepal ... E aqui no Brasil, inúmeros. Como disse antes, o Jalapão no Tocantins, Bonito no Mato Grosso, a chapada da Diamantina na Bahia... Mas me contento com qualquer lugar. Gosto de conversar com todos mundo. Para mim, todo mundo é interessante e tem algo a dizer. Onde tem história para ouvir, tô lá feliz da vida.

Sei que você adora São Paulo! Diga um lugar  que recomenda todo mundo a visitar?
Caminhar a noite na Avenida Paulista. Eu simplesmente A-D-O-R-O andar de patins, bicicleta e skate por lá. Ir à exposições no MASP ou FIESP, entrar na Livraria Cultura da Alameda Santos, loja FNAC na paulista, bater papo em barzinhos na região. Tá vendo como amo a Paulista? Todas as dicas são de lá!

A Fran com certeza marcou uma geração. Vocês estudavam de manhã e trabalhavam o restante do dia como adultos. Como é um dia típico na sua vida agora com tantos projetos? 
Ultimamente tem sido mais apertado por conta da faculdade, já que estudo todos os dias. E como não me contento em perder nem 0,25 em uma questão de prova (rsrs), me dedico bastante. Um dia típico é levantar cedo, comer um belo café da manhã, academia, aula de inglês, trabalhar em casa, gravar alguma matéria ou locução para MIT TV, ir para a faculdade... Isso é um breve resumo, já que todo dia há algo diferente.

Tem algum momento da época da novela que te marcou mais?
Todo dia acontecia algo especial. Era um cenário novo, uma música diferente, outra coreografia, uma boneca que era lançada... Os shows também eram muito especiais. Toda correria de camarim, 30 segundos para trocar de figurino, plateia lotada, criançada chorando. Foram dias inesquecíveis.


Como você vê a Elisa da época de Chiqutitas e a Elisa de hoje?
Pé no chão. Sou muito comprometida com meu trabalho. Não sou de frequentar lugares para aparecer, fazer escândalos para chamar atenção... Sou na minha e do meu jeito. Antes eu não tinha noção do sucesso. Hoje olho para trás e penso ¨Que loucura!¨. Mas tô aqui, com a cabeça no lugar e sabendo o por quê de acordar todos os dias.

Daquela época da Argentina, as amizades com o elenco continuam até hoje? Alguém que você tenha mais contato?                                .
Continuam, mas em pequenas doses. É igual época de escola... Você passou anos ao lado deles, mas quantos encontra hoje em dia? Com a novela aconteceu o mesmo. E assim continuará acontecendo em outras produções, equipes técnicas... Eu e a Rê Del Bianco nos tornamos amigas muito próximas, apesar de que não gravamos juntas na época. As amigonas de set eram a Vivian Marques e a Greta Antoine. Ambas vejo pouco, mas nos damos muito bem. A Marina Beluzzo e a Vick Rocha são duas bonecas que também
gosto muito.

Quando você olha pra trás e lembra de Chiquititas, qual a sensação que aquela época da sua vida te traz?
Me traz felicidade e orgulho por ter feito parte daquela história. Mas uma das melhores coisas é saber que foi o inicio da minha vida como profissional. Depois de lá, mesmo com o sucesso absoluto que a novela fez, eu sabia que tinha de estudar, crescer, me tornar gente, respeitar os colegas de trabalho e aprender muito ainda. Até parece exagero, mas sou assim até hoje. Sei das minhas conquistas (e tropeços) nesses 15 anos de carreira, mas respeito pela equipe e humildade no trabalho, jamais perderei.

Quer acompanhar a Elisa ?
Ela está no ar pelo canal Band Sports (98 da NET e 26 da Sky) com o programa esportivo MIT TV, que também pode ser acompanhado no YouTube (clique AQUI). E através do twitter (clique AQUI!). "Tenho passado pouco por lá, mas quando vou, adoro bater papo com a galera!". E no instagram:


No instagram @Elisaveeck




4 comments:

  1. Sequindo, curtindo ( a fan page) e me encantando. vem junto comigo. www.guilhermesayshi.blogspot.com. Bjuus

    ReplyDelete
  2. Ameeei! Ja estou seguindo tambem! Obrigada!

    ReplyDelete
  3. O blog ta demais, Marthinha! xx

    ReplyDelete