Thursday, April 18, 2013

Equipamento de Fotografia


Eu recebo mensagens na minha fan page de fotografia no Facebook e na do blog do NY & About me perguntando sobre meu equipamento de fotografia, sobre qual recomendo comprar, qual uso, etc. Acho isso bem particular, até porque fotografia tem vários ramos de especialização, as vezes uma lente que eu uso para ensaios normal não vai ser a que você precisa para fotografar esportes por exemplo. Como sei que muita gente faz uma visita a BH Photo & Video  aqui em NY e ficam perdidos com tantas opções, decidi escrever este post mostrando um pouco do que comprei por lá nestes últimos anos, tenho sempre eles como minha primeira opção porque foram sempre bem atenciosos e tem um ótimo serviço ao cliente (para retornar produtos por exemplo). E como o público Brasileiro é um dos que mais marca presença na loja, existem vários atendentes que falam português ou são mesmo Brasileiros! E sem contar que geralmente eles são profissionais da área e não me empurram produtos que eu não preciso, acho isso bem legal. 

Enfim, como imagens falam mais do que palavras vim mostrar como trabalho e a razão pela qual uso o equipamento que uso! Não quer dizer que é a melhor opção pra você ou a melhor lente. Mas vou contar apenas o que me levou a usar o equipamento que tenho hoje profissionalmente. Para quem tem fotografia como hobby e quer apenas uma "câmera boa" eu recomendo sempre a Canon T3i, sei que tem outras, mas se eu fosse comprar uma para meu uso pessoal no dia-a-dia, seria ela. Então vamos lá, tentei escrever em uma linguagem mais simples e espero que ajude!


Câmera body: 

Canon 5d Mark II e Mark III. Ótimas para situações em baixa luz, ambas são full frame e fotografam em excelente resolução. Eu fotografei por muito tempo quando estava começando com uma Canon Rebel T1i (acho que nem fabricam mais), e quando chegou a hora de fazer um upgrade, eu pesei o que precisava de verdade e que fosse importante pro próximo passo (não me sentia profissional usando um equipamento que não era potente em luz baixa por exemplo). Na época, precisava sem dúvida de uma câmera que fosse full sensor, com certeza!Todos estavam falando das maravilhas da super potente 5D mark 2, que filma em HD, etc... e como eu também faço vídeos, achei que seria a câmera ideal para ambas as coisas. Comprei e nunca me arrependi (acho que nem tem como). Um ano  depois lançaram a 5D Mark 3, um pouco mais cara porém com ótima performance -mesmo com ISO bem alto e possui um sistema de foco que eu sempre sonhei *.* Como fotografo casamentos e dentro de igrejas nem sempre se pode usar flash, é importante usar um equipamento que te proporcione esse alcance sem prejudicar muito a imagem. Hoje uso a 5D Mark 3 como câmera principal e a 5D mark 2 como meu back-up ou simultaneamente em casamentos. Porém para filmar eu ainda uso mais a 5D Mark 2 do que a Mark 3. Gosto mais da resolução da imagem dela para vídeos, não vi tanta diferença nesse quesito para a mark 3.


Lentes!! 

Eu passei por aquela fase que fotógrafo passa de querer comprar tudo novo que vê pela frente, sabe? Tinha tanta tranqueira acumulada que vocês não imaginam. Hoje todo equipamento que uso de verdade se resume a essas fotos abaixo. A razão pela qual escolhi as lentes que tenho hoje foi através de consultas com outros fotógrafos que admirava muito na época que comecei e por muitos testes de quando passava horas dentro da BH Photo & Vídeo estudando uma por uma. Outra coisa que eu fazia muito era alugar as lentes antes de comprar. Aqui nos Estados Unidos tem vários sites especializados em aluguel de equipamentos, você reserva online e entregam por correio, super seguro! Eu vou deixar o link pra vocês de alguns sites que já usei e recomendo no final deste post. E aqui em NY tem uma variedade de lojas pra gente alugar pessoalmente também, em poucas horas você pode ter um estúdio mega profissional instalado por um preço bem bacana. Um sonho. Das lojas que mais alugo, uso muito a Adorama e recomendo, o customer service deles é excelente!










70-200 / 2.8. - eu debati mil vezes antes de comprar essa lente. Li muitas resenhas (reviews), aluguei e finalmente me rendi. Eu tinha a 24-70mm e ficava muito chateada quando queria alcançar algo mais longe mas não tinha zoom suficiente, digamos assim. Para casamentos então, ela já estava se tornando indispensável! Agora posso ficar de longe e continuar cobrindo tudo que precisar sem atrapalhar muito e chamar mais atenção do que necessário. O lado negativo é que ela é beeem pesada, bem mais do que a 24-70 que já me dá uma dor nos pulsos bem chata. Porém, era necessário. A abertura dela de 2.8 torna ideal para igrejas escuras e para portraits, adoro fotografar com abertura grande e  o estabilizador de imagens é excelente, a qualidade da imagem é muito boa mesmo. Não é muito barata mas valeu o investimento :) Se quiser ver mais, essa sessão de fotos aqui que eu fiz, pelo menos as fotos externas foram quase todas fotografadas com a 70-200: http://marthasachserphotography.zenfolio.com/blog/2013/4/a-ballerina-in-the-city

50 mm 1.4- foi a primeira lente "de qualidade" profissional que comprei e apesar de ter uma performance maravilhosa, ela é bem acessível em preço. Se você quer dar um diferencial bacana nas suas imagens e não sabe qual lente comprar, eu recomendo :) Porém ela é uma prime lens ( ela não tem zoom, é lente fixa), ou seja, se você gosta de zoom, você quem vai ser o zoom. Eu já não trabalho tanto com ela quanto gostaria, fiquei meio preguiçosa e acostumada com a facilidade de controlar tudo na lente sem ter que me mover muito, até porque em muitas situações você simplesmente não tem o espaço para se mover tanto. Hoje em dia eu a uso mais para uso pessoal por ser bem versátil (abertura bem grande!) e beeem mais leve do que minhas outras lentes.

24-70mm 2.8- eu AMO essa lente. Simples assim. Minha vida melhorou significantemente depois que parei de alugar esta lente e finalmente investi. Faço todos os eventos com ela e até sessões fotográficas em geral. Ela que me deixou mal acostumada e me forçou a aposentar um pouco a 50mm.Por ser uma lente "wide angle" ela pode distorcer um pouco a imagem, tento não usá-la muito para portraits mas simplesmente AMO para eventos, casamentos, etc... Um exemplo de sessão que somente usei a 24-70mm: http://marthasachserphotography.zenfolio.com/blog/2013/3/luana-in-wonderland  e esta sessao e Cherish the Dress: http://marthasachserphotography.zenfolio.com/blog/2013/3/trash-the-dress-with-valeria  É uma lente super versátil mesmo tanto para dentro quanto para fora, recomendo! Acho que o único lado negativo é o peso. Mas já me acostumei também.




Flash-  Canon 430EXII
Eu tenho dois flashes deste que comprei quando comecei a fotografar. Uso eles pra eventos até hoje e só quando tenho um casamento que eu alugo o extinto Canon 580ex II. Estou para comprar o novo  Canon 600EX-RT mas ainda não comprei, por enquanto estes dois tem me servido muito bem.

Links para as lojas que mencionei e recomendo:
Muita gente acha que só existe a BH Photo & Video especializada em eletrônicos. Além da Best Buy que você encontra por toda parte em NYC, essas 3 lojas abaixo são as consideradas as maiores e mais completas lojas para equipamento de foto, áudio e vídeo. Os preços são geralmente os mesmos ou bem parecidos. Com exceção de promoções, claro, confira os sites oficiais antes de comprar para ver se algum tem o item que você quer em promoção, a minha lente 70-200 por exemplo estava com $300 de desconto.Ah é! Como a BH e a Adorama respeitam o calendário Judeu, confira no site deles se estarão abertos quando você vir! Enjoy :)

Lojas especializadas em eletrônicos aqui em NY que recomendo:
www.bhphotovideo.com
www.adorama.com
www.jr.com

Sites para alugar equipamento(lentes,luzes, flashes, cameras, cartoes de memoria, etc, etc, etc,etc...):
http://www.adoramarentals.com/
http://www.borrowlenses.com/
http://www.lensrentals.com/

Gostou do post? Não se esqueça de curtir a Fan Page AQUI para ficar por dentro de quando eu publicar novos posts!

7 comments:

  1. Oooi! Aqui é a Anna, vou ficar na sua casa em maio! haha
    Anyways, amei o post. Eu seeeempre fui apaixonada por fotografia, dai comecei a fazer aula aqui. Nossa, não existe nada melhor!
    Pena que eu uso Nikon, mas as dicas são legais, da para só "traduzir" para Nikon! haha
    Estou querendo enlouquecidamente comprar uma 50mm. Usei a da minha host por umas semanase me apaixonei. Fiz aula de fotografia analogica tambem, e minha camera tinha uma lente 50mm, então meio que ja me acostumei com a falta de zoom! Agora com uma maior exigencia nas minhas aulas, eu tenho ficado frustrada com as minhas lentes, so tenho a "de kit" 18mm-55mm e tenho uma 55mm-300mm que tambem veio com a camera, mas raramente uso. Elas não são ruins, mas é impossivel achar boa depois de usar uma 50mm com sua enorme abertura!
    Certeeeza que vou na BH quando for para NY, compro tudo pelo site de la!
    Adoro seu blog!
    Te vejo em Maio! ;)

    ReplyDelete
  2. Adorei.. pra começar eu comprei uma Canon SX500 espero que seja boa, também adoro fotografar por aí ;)

    ReplyDelete
  3. Isto é que é informação precisa, enxuta e útil!
    Gostei.

    ReplyDelete
  4. Muito obrigada pelo post!! =D Realmente ajudou a esclarecer minhas duvidas sobre equipamentos usados por vc! =) Pena q eu ja estou no Brasil e nao da pra brincar de alugar lente! =/

    ReplyDelete
  5. Ótimo post, Martha! Adorei ver que dá pra se virar com apenas 3 lentes e dois flashs ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Da sim! Ateh com uma lente :) Boa sorte em tudo!

      Delete
  6. Adorei o post Martha será que poderia me dizer se fez algum curso de fotografia aqui no brasil e ai nos EUA e qual foi? estou pensando em fazer e queria umas dicas. Muito obrigado, seu Blog é ótimo! bjos

    ReplyDelete